25 de maio de 2012

Trompe L´oeil de Schiaparelli

Só se fala da exposição que está acontecendo no Metropolitan Museum of Art (MET) de Nova Iorque "Schiaparelli e Prada: Impossible conversations", que explora as afinidades marcantes entre estas duas deisgner Italianas : Elsa Schiaparellio e Miucha Prada, simulando conversas entre as duas, permitindo-nos explorar como o passado ilumina o presente e como o presente anima o passado. Se puder dar uma passadinha em NY, na exposição vai até dia 19 de Agosto e é imperdível!

Mas quem é Elsa Schiaparelli?
Para esta italiana moda e arte sempre caminharam juntas.
Uma estilista excêntrica que revolucionou a moda na década de 1930.
Criava roupas e acessórios incríveis com imagens trompe l'oeil (aquelas que enganam o olhar) de partes do corpo, comida e diversos temas incomuns.


Sua criação mais influente foi o desfile de moda como conhecemos hoje: com uma pista de música, arte e modelos altas e magras (Schiap já acreditava que um figura alongada favorecia a exibição de suas roupas).

Seu estilo Moderno a fez criar um tom de rosa eletrizante para a embalagem de um perfume o qual chamou de "Shocking", nome que usamos até rosa para este tom de rosa.

Yves Saint Laurent o descreveu como o estilo de Elsa "Uma provocação"

O surrealismo e o dadaismo eram forte inspiração para ela e era amiga de diversos artistas contemporâneos com os quais trabalhou junto em diversos projetos. O principal e mais notável foi Salvador Dali.
Com ele Schiap fez suas criações mais icônicas:

o chapéu sapato

o vestido de lágrimas

o vestido esqueleto

o vestido lagosta

O maior legado de Elsa Schiaparelli foi levar para a moda a jovialidade e este senso de vale tudo na moda que temos hoje, originários do surrealismo e dadaismo. E depois de quase 60 anos de portas fechadas o ateliê de Schiap será reaberto com John Galliano como provável diretor criativo. Agradamos ansiosamente!







Nenhum comentário:

Postar um comentário